A Lumenis Ltd., a maior empresa de dispositivos médicos baseados em energia do mundo para aplicações cirúrgicas, estéticas e oftalmológicas, anunciou hoje o lançamento de novas evidências clínicas das vantagens do tratamento de litotripsia da hiperplasia prostática benigna (BPH) usando a tecnologia MOSES ™. Os dados serão apresentados em uma reunião de urologia deste mês.

Lançada pela Lumenis há dois anos, a MOSES Technology é uma revolucionária tecnologia protegida por patentes que otimiza a transmissão de energia de hólmio usando uma modulação de pulso exclusiva. Evidências clínicas significativas que destacam os benefícios do MOSES na litotripsia demonstraram uma redução de 20% no tempo do procedimento, uma melhoria de 25% na eficiência da fragmentação e uma redução de 60% na retropulsão do cálculo.

Para a HBP, a tecnologia MOSES foi recentemente adicionada à Enucleação por Holmium a Laser da Próstata (HoLEP), um procedimento há muito reconhecido como tratamento padrão-ouro para qualquer tamanho de próstata, com excepcional durabilidade a longo prazo em comparação com outras opções minimamente invasivas. Com a adição de MOSES ao HoLEP, essa técnica superior de tratamento já demonstrou vantagens em menor tempo de procedimento, melhor hemostasia e melhor separação de tecidos - o que potencialmente poderia encurtar a curva de aprendizado do médico e possibilitar melhor atendimento ao paciente.

"Pesquisei o MOSES para a HBP e descobri uma melhora significativa no tempo do procedimento e no tempo da hemostasia", disse a Dra. Amy E. Krambeck, professora de urologia da Universidade de Indiana. “Esse valor clínico claro e mensurável se traduziu em tratar mais pacientes todos os dias em meu consultório e na equipe e sou grato por isso. Com esta nova tecnologia, conseguimos fazer a transição da maioria dos nossos procedimentos HoLEP para a alta no mesmo dia. Estou ansioso para publicar esses resultados em breve. ”

As vantagens do MOSES para procedimentos de litotripsia e HBP são continuamente pesquisadas e demonstradas pelas principais instituições acadêmicas do mundo. Na reunião anual da American Urological Association (AUA), realizada em Chicago, de 3 a 6 de maio de 2019, novos dados clínicos serão apresentados demonstrando vantagens nos procedimentos de HBP, particularmente no MOSES for HoLEP (MoLEP). Essas vantagens serão exibidas em uma série de sessões plenárias e em vídeo pelos principais líderes de opinião internacionais:


  • Michael Borofsky, da Universidade de Minnesota, Minneapolis (EUA) - Técnicas cirúrgicas, dicas e truques para terapias minimamente invasivas para LUTS (sessão plenária): Lumenis MOSES Pulse P120H enucleação a laser de hólmio da próstata
  • Nicole Miller, do Centro Médico da Universidade Vanderbilt, Nashville (EUA) - Uma comparação dos lasers tradicionais de hólmio e MOSES para enucleação prostática em um único paciente: o MoLEP proporciona um aumento percebido na vaporização e hemostasia dos tecidos
  • Marcelino Rivera da Clínica Mayo, Rochester, Minnesota (EUA) - Enucleação a laser de hólmio da próstata usando a tecnologia MOSES no tratamento da hiperplasia benigna da próstata: a tecnologia MOSES para HoLEP é segura quando realizada como procedimento ambulatorial com excelente potencial hemostático até 150 gramas de volume da próstata
  • Ivano Vavassori de Ospedale Treviglio-Caravaggio (Itália) - MOSES, uma nova tecnologia para HoLEP: MOSES é capaz de facilitar a curva de aprendizado para iniciantes devido à melhor exposição do plano cirúrgico

Além de MOSES ocupar o centro do palco durante a AUA, a Lumenis sediará atividades educacionais, incluindo o Painel de Litotripsia a Laser em Todo o Mundo, com o Dr. Oriol Angerri, o Prof. Thomas Knoll e o Dr. Richard Batstone: Workshops de Aperfeiçoamento de Habilidades para HBP, ureteroscopia flexível e PCNL ; e apresentações no estande com urologistas de renome mundial, com a tecnologia MOSES.